domingo, 9 de outubro de 2011

Homossexualidade


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as principais associações científicas internacionais deixaram de classificar a homossexualidade como uma doença a partir dos anos 1970. Desde 1974, a Associação Norte-Americana de Psiquiatria (APA) não mais considerou a homossexualidade como distúrbio mental. Por não aceitar que a homossexualidade seja considerada uma doença, a OMS, em 1985, excluiu-a do Código Internacional de Doenças (CID). Em 1987, a APA aprovou que seus membros não usassem mais como diagnóstico códigos que patologizassem a homossexualidade. Em 1993, o termo “homossexualismo” foi substituído por “homossexualidade”. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia do Brasil estabeleceu, em dezembro de 1998, que os psicólogos não deveriam exercer qualquer ação que favorecesse a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, ou mesmo colaborar com eventos e serviços que propusessem “tratamento” e “cura” da homossexualidade. O Conselho Federal de Medicina retirou a homossexualidade da condição de desvio sexual em 1985. No entanto, essas instituições ainda consideram a transexualidade e a travestilidade como doenças. Nesse sentido, persiste uma concepção patologizada da experiência de gênero que as pessoas “trans” desenvolvem. Por isso, existe uma forte mobilização internacional, por parte de especialistas e de várias forças sociais, para retirar as experiências “trans” do CID e da APA.

Vídeo Medo de Que?







Um comentário:

  1. Cara... quem estuda Psicologia sabe que essa ciência muda constantemente ao longo dos anos, os caminhos do Psicólogo são baseados em constantes estudos sobre o cérebro humano... mas se esses estudos são proibidos...

    Falando sério... por que exatamente proibir esse tipo de estudo e ainda as experiências atuais em relação a transexuais? Quais foram os métodos usados na década de 70 que avaliaram o homossexualismo? O que mudou na Psicologia desde os anos 70?

    Por favor, quando se proíbe alguém de saber algo que pode ser estudado, pesquisado... você simplesmente manipula a informação.

    ResponderExcluir