domingo, 9 de outubro de 2011

Gênero e Hierarquia Social.


A Hierarquia Social ligada às questões de gênero ainda persiste em ser muito atuante na sociedade. Apesar de ter havido um percentual grande de redução das tarefas domésticas feitas pelas mulheres. O processo cultural machista da humanidade irá tentar de todas as formas manter o status de que o homem é mais forte e melhor preparado para atuar em determinadas funções de trabalhos do que as mulheres. Este fato, tem sido uma forma de sustentação desse processo hierárquico social da divisão sexual do trabalho. Entretanto, as marchas e o movimentos em prol de uma outra estrutura mental de construção da social tem tido muitos resultados positivos nesse processo. A questão que emerge desse debate é como podemos agir enquanto gestor e educadores para reverter à hierarquia social.
Com a mudança de papel da mulher na sociedade, houve uma necessidade de mudança e adaptação do homem aos novos padrões e exigências. A mulher se libertou de anos de submissão e silêncio, assumiu muitas funções ao mesmo tempo, o que veio favorecer, consequentemente, novas relações no espaço doméstico. Na realidade do dia-a-dia de um casal, no lar, na família de um modo geral existe, atualmente, uma divisão de tarefas. O homem, na maioria das vezes, assume as tarefas domésticas junto com a mulher. Apesar do modelo antigo de ralação patriarcal ainda continuar no inconsciente coletivo, com a entrada da mulher no mercado de trabalho o homem passou a participar mais da educação e dos cuidados com o filho e passou de provedor familiar para um papel de maior engajamento nas atividades domésticas junto com a mulher.
É de fundamental importância o homem participar e acompanhar as mudanças que vem ocorrendo no mundo feminino. Podemos Perceber que o homem as vezes se assusta com tantas mudanças, e tão rápidas e se sente desprotegido, perdido. É preciso que ele participe mais da vida familiar, dividindo e compartilhando das responsabilidades e tarefas domésticas, sendo que vivemos uma vida a dois é preciso ajudar na criação e na educação dos filhos, e tudo mais. O homem não pode mais ser aquele homem que chega em casa e fica esperando ser servido por uma mulher, esse período já passou há muito tempo, agora há muitas mudanças, bastante consideráveis, mas ainda há muito que mudar. Este papel a ser desempenhado pelo homem junto à mulher contribuirá e muito para o crescimento dele e de sua família. Para o fortalecimento de vínculos afetivos que a família vem necessitando tanto. Além de dar mais segurança para a mulher, ela estará menos cansada, sentirá mais valorizada, porque não é fácil para ela desempenhar tantos papéis, exercer tripla jornada de trabalho, com baixos salários, e ainda ter que dar conta dos trabalhos domésticos e educar seus filhos sozinhas, com toda certeza se haver colaboração por parte dos dois a vida será bem mais fácil para ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário