quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AS MULHERES NEGRAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Mesmo observando avanços alcançados pelas mulheres no mercado de trabalho,  isso a nível familiar como a nível profissional, este avanço é muito restrito quando  se observa a situação da mulher negra. Neste contexto, existem poucas mulheres negras trabalhando como executivas,  médicas, enfermeiras, juízas, advogadas dentre outras profissões que o meio social considera como de destaque.

Mesmo aquelas que possuem diploma universitário, sofrem as situações de discriminações do  mercado. Dentre essas, muitas não conseguem exercer a profissão que se empenharam na universidade  e assim continuam(em sua maioria) exercendo as mesmas profissões que imperiosamente o passado  lhes condicionou.
Mesmo diante dessa situação, por diversas vezes, a mulher negra têm se mostrado como aquela que mantém da família, não só no contexto atual, em que sozinha criam e educam seus filhos, como ocorrido no  passado.

Quanto a saúde, segundo Silva Santos(2009), o percentual de mulheres negras que não possuem acesso ao exame ginecológico está em torno de 10%, o que é  superior ao número de mulheres brancas; 44,5% das  mulheres negras não tiveram em énmbrancas; entre 2000 e 2004, a infecção por HIV/AIDS aumentou de 36% para 42,4% entre as mulheres negras, em relação a população feminina branca, a incidência de casos  acabou diminuindo, neste período. 

Ao se fazer uma análise mais apurada em relação a efetivação dos direitos das mulheres negras, isso se torna dramático, pois a representatividade política destas é muito pequena, configurada na situação de que não há um contingente significativo de mulheres negras no parlamento. Isso  resulta muitas vezes na falta de criação e concretização políticas públicas voltadas para  esta parcela da população, que muitas vezes são implantadas de forma genéricas, e no contexto de desigualdades social, racial e de gênero é necessário a realização de políticas públicas de cunho específico para as mulheres negras, pois estas são vulneráveis a ocorrências de violação de direitos humanos. 

Um comentário:

  1. No passado o número de mulheres no mercado de trabalho era bem menor do que hoje em dia, tendo em vista as mudanças políticas. Mas é uma realidade na nossa sociedade a grande ausência de mulheres negras em postos de trabalho tidos como relevantes. A esperança é de que haja uma mudança pois o Brasil na atualidade é governado por uma Mulher. O que nos traz esperanças de no futuro possuirmos maior representação da classe feminina em todas as esferas.
    Podemos ainda citar a Deputada Federal Benedita da Silva que como mulher e negra teve sucesso em sua trajetória política defendendo grandes projetos.
    Comentários de Maria Janete do Carmo

    ResponderExcluir