domingo, 11 de dezembro de 2011

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA IDÉIA DE RAÇA


No século XX viu-se a ascensão e independência dos países asiáticos e africanos, este último os mais sofridos na era da escravatura na Europa, estas conquistas aconteceram de 2 formas: pela política de concessões de autonomia e pelas lutas de independência., produzindo ideologias centradas na produção de uma identidade comum africana como símbolo de luta contra o racismo. Lembrando que essas obras foram feitas por intelectuais a ativistas africanos.
O apartheid foi parte significativa da separação racial na África do Sul, que teve como o mais famoso militante, Nelson Mandela, que passou 25 anos preso, enquanto solto lutou pelo seu povo, sua gente, sua cor.
 Diante do que nos passa esse módulo, das origens do termo racismo, tipo de raças, etnia, é perceptível que tínhamos pouco ou quase nenhum subsídio para citar se é ou não correto dizermos raça negra, raça branca etc. Com o aprofundamento e com a base da apostila pude verificar que a história remonta ao século XIX, daí para frente nos apresenta variados contextos, nacionalismos, imperialismo, etnocentrismo, o classismo etc. Autores e atores que passaram pela dificuldade de conhecer, aceitar, servir. De como a cultura, a natureza, tipos e costumes definiam quem eram os de raça superiores ou inferiores.
Postado por Cristiane Alves Almeida (Krystal), Fabio Gomes Zampieri e Flavia Ribeiro Oliveira Zampieri


Nenhum comentário:

Postar um comentário