domingo, 11 de dezembro de 2011

Aumento da participação da mulher negra na política

As mulheres negras contribuem muito para a política brasileira e ainda  fazem um esforço ferrenho para a construção de políticas públicas. Fazem mais pela sociedade do que o contrário. A sociedade não sabe tratar as mulheres negras e com isso perdem com a falta de políticas específicas, não somente a mulheres negras, mas a todas as mulheres. A igualdade de condições precisa ser para todos. Exigir isso é uma questão ética.
Em 31 de outubro de 2011, o mundo passou a ser habitado por 7 bilhões de pessoas, onde serão colocadas nesta terra que está a cada dia com menos espaço e com mudanças climáticas, desníveis e a cada momento uma novidade não muito boa, principalmente em relação ao meio ambiente.
Aumenta a participação dos negros na política

Apesar do modesto crescimento de 3% da bancada negra ou afrodescendente – que pulou de 5% para 8,5% em 2011 –, com 43 deputados eleitos, a Frente Parlamentar da Igualdade Racial pode chegar a 220 deputados, número que mostra uma relativa força política do Movimento Negro para votar matérias de interesse da comunidade negra. No entanto, cresceu em 3% a participação dos negros na política brasileira, que era de apenas 5% na última eleição de 2008. Em 2010, o Congresso Nacional elegeu 43 deputados e deputadas negros, chegando ao índice de 8,5% de negros no Parlamento brasileiro. O PT continua sendo o partido que mais elege negros no país: nas eleições de 2010, elegeu quase a metade dos 14 parlamentares autodeclarados afros. Em seguida vem o PMDB e PRB, partido do ex-vice-presidente José Alencar, com seis eleitos. Já o PCdoB, quatro; e PR, PSC, DEM, PSB e PTB elegeram apenas um deputado cada.
Merece destaque no apontamento (Balanço eleitoral do voto étnico negro) feito pela Unegro – União de Negros Pela Igualdade – o fato de no PRB estar despontando uma geração de lideranças políticas negras oriundas de importantes grupos evangélicos, muitas delas, inclusive, ocupantes de cargos da alta cúpula das principais igrejas, como Igreja Universal do Reino de Deus e Evangelho Quadrangular.(*Alexandre Braga é articulista, coordenador de Comunicação da Unegro (União de Negros Pela Igualdade) e tesoureiro do Fomene (Fórum Mineiro de Entidades Negras).
Postado por Cristiane Alves Almeida (Krystal), Fabio Gomes Zampieri e Flavia Ribeiro Oliveira Zampieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário